Sabemos que ler para a criança é como andar, falar. Exige tempo, maturidade e prontidão. Então, o objetivo deste material, já tendo a criança dominado o mecanismo do processo de alfabetização, isto é, sendo capaz de juntar as sílabas, ler e escrever palavras, expressões e frases, consiste em fazer com que ela desenvolva a habilidade da leitura com compreensão. A estratégia mais eficiente para o desenvolvimento dessa habilidade é valermo-nos da leitura associada à figura, porque esta também requer interpretação. Nesse primeiro momento a leitura do texto deve ser bem objetiva, direta, e sua compreensão deve ser verificada a cada frase da lição.
|
||
Dada a dificuldade de se obter material didático que atenda a esses interesses, recorremos inicialmente ao livro Na Ponta da Língua 1ª série (Natércia Rossi e Regina Carvalho) da Editora Access. Após esta seleção, os textos foram ilustrados por uma desenhista sob nossa supervisão. Após a leitura ilustrada (como uma estorinha), a criança volta ao livro e faz uma leitura normal acrescida da ortografia, do vocabulário e da gramática, desenvolvidos dentro da pedagogia do próprio livro, pois atendem às crianças com perda auditiva que, como as outras, têm necessidades comuns desse material para desenvolver-se nas séries escolares. |
||