Para cada estágio do tratamento foi confeccionado um material fonopedagógico visando a uma melhor Recepção, Compreensão e Emissão na aprendizagem da Linguagem Oralizada. Este material - As Onomatopéias - é usado no Estágio "A" (crianças de 0 a 3 anos ). Neste Estágio a criança fará uso adequado de sua amplificação auditiva (AASI ou Implante Coclear Multicanal). Iniciamos o uso do material de forma sistemática com: As vogais - página 1 As vogais são exercitadas através do desenho de uma boca colorida, estando a cor associada, única e exclusivamente, a cada vogal. A forma da boca será igual àquela que usamos quando pronunciamos as vogais. A ordem de apresentação é a seguinte: /a/, /o/, /u/, /e/, /i/ para permitir uma melhor compreensão articulatória por parte da criança. |
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A vogal /a/ é escrita e vivenciada na cor vermelha A vogal /o/ é escrita e vivenciada na cor verde A vogal /u/ é escrita e vivenciada na cor preta A vogal /e/ é escrita e vivenciada na cor azul A vogal /i/ é escrita e vivenciada na cor amarela Encontros Vocálicos - da página 2 à 9 Os encontros vocálicos são dados com ritmo e expressão corporal associados figura, sendo estas repetidas e vivenciadas no dia-a-dia da criança. As Onomatopéias - da página 10 à 38 As crianças, ao iniciarem a fala, fazem uso natural das onomatopéias, que são reproduções de sons repetidos de animais, de transportes, entre outros. Devemos estimular o uso das Onomatopéias através dos animais, dos brinquedos, das miniaturas ou figuras a que se associam. Exemplo: o gato-miau, o carro-bi...bi etc. O som /p/ - página 41 Este som /p/ é apresentado à criança depois das vogais e dos encontros vocálicos. É apresentado através de figuras e de objetos concretos. Outros centros de interesse - página 42 à 48 Nesta fase ainda usamos outros vocábulos que devem ser exercitados por fazerem parte da criança, como: as partes do corpo, o vestuário, os alimentos, partes da casa, a família, brinquedos, a natureza (sol, chuva) etc. Música - páginas 49 e 50 A música deve ser muita estimulada, pois trará melhor ritmo e entonação à fala da criança. Figuras de articulação dos sons - página 51 Acrescentamos, neste material, as figuras-chave que usamos com as crianças para exercitar a articulação dos sons da fala. Estas figuras, por não fazerem parte deste Estágio do tratamento, são apenas apresentadas de maneira assistemática. Observações 1º - Ainda fazem parte do material as figuras avulsas dos Encontros Vocálicos. As figuras são usadas para as crianças poderem identificar melhor através da leitura labial. São colocadas todas sobre a mesa e nos dirigimos à criança com a seguinte frase: Cadê o au-au?, Ai!, Oi! etc. 2º - As figuras avulsas dos instrumentos musicais só serão usadas pela Fonoaudióloga durante o treinamento auditivo com a criança. 3º - A página ao lado de cada onomatopéia deverá ser preenchida com outras figuras referentes àquela onomatopéia. Por exemplo: A página nº 11 traz o gato. Outros gatos poderão preencher a página ao lado. Sugerimos aos pais que a procura de outras figuras seja feita junto com a criança. A cada figura apontada, emitiremos a onomatopéia: miau-miau-miau. 4º - Os pais devem receber orientação de como fazer uso do material com a criança e de como vivenciá-lo no dia-a-dia. (Texto retirado do livro “Vivenciando as Onomatopéias”) |
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