(25 fascículos) |
||
Temos elaborado um material intitulado “Da Frase à Interpretação”, que consta, aproximadamente, de 750 frases. Essas frases são apresentadas em 25 fascículos. Os elementos a serem vivenciados e aprendidos, nesse material, foram selecionados pela razão da utilidade e necessidade da criança a partir desse momento. As frases são apresentadas na ordem das mais simples, facilmente usadas na conversação, às mais complexas que surgem esporadicamente. Inicia-se o uso desse material nesse Estágio. Porém, ele continuará a ser exercitado nos Estágios seguintes do tratamento (C e D), conforme a necessidade que a criança ainda venha a apresentar. Por exemplo, a partir do ponto em que a criança já esteja alfabetizada, esse material já é apresentado, também, através da leitura e escrita. Por ser um material muito extenso, exemplificarei apenas com um modelo de frase: A vaca mora na fazenda. E a respectiva pergunta: Onde...? A vaca mora na fazenda. Num primeiro momento, a criança deverá vivenciar o vocabulário referente à lugares (a sala, a fazenda, a escola) . Num segundo momento, a criança deverá memorizar a frase, ou seja, saber repeti-la oralmente: “A vaca mora na fazenda.” (frase afirmativa). Num terceiro momento, a criança deverá vivenciar que ao relacionarmos lugares, a pergunta adequada é “Onde?” (na sala, no parque, na escola, na fazenda), compreendendo e sabendo responder a pergunta naturalmente: “na fazenda”. A partir de agora já poderão ser usadas, também, as frases afirmativa e negativamente, com muita vivência e diversidade de expressões orofaciais. Exemplo: A vaca mora na fazendo? Sim, ela mora ou Sim, mora. A vaca mora no Zoológico? Não, não mora. Num quarto momento, voltando ao verbo da frase (morar), vivenciar com a criança a terceira pessoa (ele / ela mora) e a primeira pessoa do verbo (eu moro). Exemplo: Ela mora. E você? – Ao que ela terá que responder – Eu moro. Num quinto momento, a criança deverá perceber (descobrir) qual a pergunta a ser elaborada para questionar uma situação. Num sexto momento, a criança deverá saber elaborar a pergunta inserida para aquele modelo de frase – Onde a vaca mora? Ainda devemos usar como recursos o treinamento auditivo e a leitura labial durante este processo de aprendizagem. E, também, dispomos do recurso de jogos que tornam as informações sobre as ações (verbos) de forma mais clara, como por exemplo “morar”. O jogo encontrado no mercado é “Combinando os animais e suas casas - No. 2”. Esse jogo, na forma de um quebra-cabeças bem simplificado, traz figuras de animais e respectivas casas. Exemplo: peixe / aquário. Através dessa cartela, a criança deverá vivenciar a frase: “O peixe mora no aquário”, a respectiva pergunta: “Onde o peixe mora?” e a resposta “No aquário”. Esse é um dos jogos que pode ser usado entre muitos. Exemplos dos modelos de frases que fazem parte do material “Da frase à Interpretação”, indo das mais simples às mais complexas e a cada frase apresentada, temos outros modelos seguindo os mesmos objetivos.
(Texto retirado do livro “Surdez e o Método Áudio+Visual de Linguagem Oral – Editora Atheneu – 2ª Edição) |
||