Este material - Noções de Conceitos - è usado no Estágio "B" - Pré-Escolar (crianças de 3 a 5/6 anos). Neste Estágio - a criança já deverá estar fazendo uso do seu recurso auditivo adequado ao seu quadro, com boa adaptação. Já deverá também ter concluído toda a etapa do 1° Estágio do tratamento. Os Conceitos - obedecem a um critério minucioso na sua apresentação, iniciando pelos mais fáceis até chegar aos mais difíceis. Objetivo - ajudar a criança com perda auditiva a vivenciar a compreensão dos conceitos da língua exigidos na fase pré-escolar das escolas regulares antes da alfabetização. Temos no mercado excelentes livros com essas propostas; então, por que mais um? Acontece que os livros que temos com este material, às vezes, são difíceis para nossa criança, pela grande variedade de vocabulário que ela geralmente desconhece. Este material - Noções de Conceitos - apresenta um vocabulário simples, com o cuidado de, primeiramente, vivenciá-lo e só depois lançar os Conceitos. Contudo, o vocabulário de um volume não se repete mais nos outros
|
||
Os pais recebem orientação de como fazer uso deste material com a criança e de como vivenciá-lo, também, no seu dia a dia. Para a fonoaudióloga ou a pedagoga fazerem uso deste material, é importante que tenham embasamento do Método. Temos obtido bons resultados com este material em crianças com perda auditiva leve, moderada, severa e profunda dentro da Metodologia. Esperamos que outras possam vir a beneficiar-se dele. Este Material- Noções de Conceitos - é composto de: Volume n° 1 - que corresponde ao nível do Jardim I Volume n ° 2 - que corresponde ao nível do Jardim II Volume n ° 3 - que corresponde ao nível do Jardim III Cada volume contém:
Antes de Vivenciar os Conceitos - devemos observar se a criança tem conhecimento do vocabulário empregado naquele conceito, exemplo: Conceito: grande x pequeno. A criança deverá saber o que é: - bola x avião - através dos objetos ou figuras (bola e avião nos dois tamanhos). O avião é grande/ a bola é grande (mostrando um e outro), fazendo da mesma forma com os objetos pequenos. Este recurso deverá ser usado para todos os conceitos. Desta forma, a criança irá adquirir a compreensão e, assim, poderá usá-los na sua vida diária. |
||