Este material - Período Preparatório - são exercícios de prontidão (coordenação visomotora), que poderá ser usado primeiro ou juntamente com a Livro / 1 - Leia, Ligue e Escreva. O objetivo deste material - é realizar atividades visomotoras para que a criança adquira habilidades necessárias à aprendizagem da escrita. São exercícios motores do alfabeto, minúsculo e maiúsculo, e os numerais de 1 a 10. |
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Este trabalho é feito, individualmente, quando a criança estiver no segundo semestre do jardim III, para que ela possa assimilar a alfabetização de maneira simples, com autoconfiança e boa vontade, nunca ao mesmo tempo da escola, pois, neste caso, ela apresentará dificuldade em acompanhar o restante da sua turma. Apresentamos a partir deste Estágio, as vogais da mesma forma que as escolas o fazem: /a/, /e/, /i/, /o/, /u/, e não como antes, /a/, /o/, /u/, /e/, /i/. Contudo, continuamos usando as cores preestabelecidas para cada vogal, ou seja, /a/ na cor vermelha, /e/ na cor azul, /i/ na cor amarela, /o/ na cor verde e /u/ na cor preta. Na página nº 1 - Encontram-se as figuras de articulação dos sons da fala para serem exercitadas oralmente e da seguinte forma: Mostrando a figura, dizemos para a criança escutar e, depois repetir "a família". Exemplo: Nas páginas nº 2 - 3 - 4 - 5 - Trazem a letra /a/ minúscula e maiúscula, cursiva e de bastão, para atender à necessidade da criança conforme a escola que ela estiver freqüentando, ou seja, nós usaremos o mesmo modelos de letra da escola. Ainda podemos observar que a cada vogal trabalhada damos algumas palavras ilustradas. A última é um nome próprio para exercitarmos a letra maiúscula. O mesmo procedimento é feito com as demais vogais. Depois são apresentadas as consoantes /b/, /c/, /d/ etc. Elas são dadas através das mesmas figuras-chave já vivenciadas pelas crianças no Estágio anterior. Geralmente iniciamos as consoantes pela grafia mais simples, como, por ex.: /l/,/t/, até chegarmos à grafia das mais difíceis, como /b/, /v/, /f/ etc. Assim, a criança exercitará a grafia do som e as sílabas do mesmo. O profissional poderá escrever tanto a sílaba /la/ numa linha, /le/ em outra, como todas as sílabas numa mesma linha: la, le, li, lo, lu. Não esquecendo, no entanto, das cores preestabelecidas para cada vogal. Contudo, a criança fará uso apenas do lápis comum. Quanto aos numerais, eles também são apresentados juntamente com as letras. Eles estão a partir da página 64. Nesta página é importante sempre fazerem a leitura dos numerais, mostrando, oralizando e pedindo para a criança passar o dedo sobre cada numeral para melhor percepção visual escrita. Iniciamos pelo numeral - 1 - vivenciando a quantidade e a escrita do mesmo. O mesmo procedimento deverá ser feito com todos os números. Para finalizarmos, voltaremos a repetir que esse material poderá ser dado primeiro, o que seria o ideal, ou juntamente com o Livro / 1. No entanto, se for dado ao mesmo tempo, a primeira consoante apresentada deverá ser o /b/ para acompanhar os critérios do Livro / 1 - Leia, Ligue e Escreva.
(Texto retirado do livro “Vivenciando Período Preparatório”) |
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