A meta desse Estágio “C”- É a introdução da alfabetização, ou seja, a mecânica da leitura e da escrita. Esse Estágio é desenvolvido na Metodologia, por termos embasamento profissional pedagógico especializado em crianças com “perda auditiva”. Nesse Estágio, a criança já deverá ter superado:
|
||
Geralmente nossas crianças freqüentam escolas de ensino regular. No entanto, apresentam algum atraso de linguagem oral e sabemos que com a alfabetização esse se tornará menor. Observamos também, que elas atingem o nível de maturidade ideal para a alfabetização mais cedo que as outras crianças na parte visomotora, pelo trabalho inicial do Estágio “A” e “B”. A leitura para essas crianças acaba se tornando um ato mecânico, fácil mas a compreensão do significante e significado, também, é o nosso objetivo. Iniciamos esse processo somente quando percebemos que ela atingiu o nível ideal de maturidade global para essa fase, como: lateralidade, coordenação ampla, visomotora, auditiva (dentro do possível) e oral. Os materiais fonopedagógicos deste Estágio são:
Este Livro - É um material com atividades necessárias para a criança com, perda auditiva ser auxiliada na sua importante tarefa de alfabetização. O objetivo, como já dissemos anteriormente é a compreensão da leitura e da escrita, juntamente com os respectivos significantes e significados explorando inicialmente, mais a parte visual do que a auditiva, por causa do comprometimento dessas crianças. Adotamos um Método misto de alfabetização escolar com: (palavra - silaba - som) e (som - silaba - palavra). É personalizado, todo elaborado com ilustrações de fácil visualização. Confeccionado para atender a necessidade exclusiva da nossa criança, pois os utilizados nas escolas regulares são pouco ilustradas. Acompanha o livro, uma cartela silábica dupla e avulsa para ser usada a cada lição. O Livro e a Cartela, são usados simultaneamente e contém o seguinte programa: Do Livro / 1
Da Cartela:
(Texto retirado do livro “Vivenciando Leia Ligue Escreva / 1”) |
||