Sabemos que o Livro / 1, abrange a primeira fase da alfabetização. Este, Livro / 2, é a continuidade do primeiro, e compreende a parte mais complexa da alfabetização, isto é, as sílabas inversas, os diversos sons do X, etc. O objetivo, como no livro 1, é a compreensão da leitura e da escrita, juntamente com os respectivos significantes e significados explorando inicialmente, mais a parte visual do que a auditiva, por causa do comprometimento dessas crianças. É personalizado, como o livro 1, todo elaborado com figuras de fácil visualização e confeccionado para atender a necessidade exclusiva da nossa criança, pois sabemos que os utilizados nas escolas regulares são pouco ilustrados. |
|||||||
Este material, Livro / 2, apresenta apenas uma dificuldade de cada vez, por exemplo: na lição 3 a palavra osso, a dificuldade apresentada são os dois "ss". No entanto, essa lição não traz a palavra assustado, pois além dos dois "ss" tem ainda "us" como dificuldade. OBS: No entanto, a sílaba do "r" de arara não é considerada dificuldade neste material já que é apresentada para as crianças atendidas na Metodologia como sílaba simples. (Veja sobre esse item no nosso livro da metodologia na página 88). Sabemos que a alfabetização requer muito treino de leitura e escrita. Contudo, a segurança do profissional (terapeuta ou professor) é o principal fator para o êxito da alfabetização. Programa de cada lição:
(Texto retirado do livro “Vivenciando Leia Ligue Escreva / 2”) |
|||||||